Captação no BNDES ou FINEP como alternativa à economia de crédito
Não é preciso falar muito para resumir o cenário atual: taxa de juros lá no alto, crédito escasso em função da crise do Varejo, cenário internacional em contração monetária…
Também não é nenhuma novidade que aqui no Brasil, o empresário aprendeu a se virar diante de tanta volatilidade e incerteza. Neste sentido, as linhas de captação do BNDES ou FINEP são mais uma das fontes de capital alternativas para as empresas médias e pequenas se posicionarem. Para acessar este tipo de recurso, existem dois elementos fundamentais para o sucesso: paciência e organização.
O processo de captação, até o momento da liberação do recurso — dinheiro na conta — pode demorar bastante em alguns casos. Ao mesmo tempo, quanto mais organizada e rápida a empresa que está pleiteando o recurso, mais rápido as etapas ocorrem. Hoje, todo o processo documental está totalmente digitalizado, portanto houve muita facilidade do ponto de vista burocrático.
A captação acontece diretamente com o BNDES e/ou a FINEP sem que nenhum banco intermediário seja necessário no processo.
A taxa de juros pode ser muito menor do que as taxas que se praticam no mercado atualmente. Sem dizer que grande parte das operações contam com carência sobre o principal e prazos longos para pagamento.
Se você acredita que sua empresa poderia se beneficiar de um processo de captação de recursos, você pode entrar em contato conosco para elaborarmos uma pré-análise — sem nenhum custo — e verificaremos se sua empresa tem condições de se enquadrar nestes perfis de linhas de longo prazo.
O momento atual é de grande incerteza. Portanto reforçar a posição de caixa nunca é demais e pode ser o melhor a se fazer.