Empresas familiares: Por que pensar em Fusões e Aquisições?
As empresas familiares são a estrutura mais comum das organizações empresariais no mundo todo. Grandes marcas tiveram uma origem familiar, como a Samsung por exemplo. E temos exemplos nacionais também, como a Grendene, Votorantim e a Weg. Além da solidez destas marcas, as empresas familiares de sucesso buscam deixar um legado construído ao longo do tempo e aplicar na empresa sua identidade e cultura familiar.
Segundo dados recentes do IBGE, no Brasil, 90% das empresas são familiares. Mas as estimativas do próprio IBGE (e também do Banco Mundial) sobre a taxa de sobrevivência de empresas familiares à sucessão das gerações é preocupante: apenas 30% delas sobrevivem à segunda geração e 15% sobrevivem à terceira. Além disso, só 25% das empresas, de modo geral, sobrevivem por mais de 10 anos no Brasil.
Estes dados mostram que o ponto central para as empresas (familiares ou não) é se elas vão se manter competitivas. E para isso, as empresas precisam adotar diferentes estratégias, incluindo “fusões e aquisições”.
Mas além da longevidade da empresa, há outros fatores que levam uma empresa familiar a pensar nas estratégias de fusões e aquisições: quando os sócios desejam se aposentar, quando há a falta de interesse da próxima geração no negócio, desentendimentos societários e até as questões mais estratégicas, como ganhar economia de escala, entrar em novos mercados, adquirir profissionais qualificados (o que dependendo da indústria e do momento aquecido, pode ser muito moroso e difícil), dentre outros.
Uma vez que os sócios entendam que é essencial pensar neste tema, e que decidam se movimentar neste sentido, daí entra a necessidade de um especialista no tema. Uma assessoria de Fusões e Aquisições vai permitir que os sócios continuem focados no negócio principal da empresa, enquanto o processo acontece. Um especialista poderá ajudar no desenho da tese com que irão a mercado, e tem o conhecimento adequado para avaliar as finanças das empresas, o real valor dela, avaliar contingências, trazer competição para as negociações, dentre tantos outros aspectos.
Nós da Providência Capital estamos abertos para conversar sobre estes temas se você tem uma empresa e está pensando nestas questões. Temos um sólido histórico de empresas assessoradas neste processo, familiares ou não.
Entre em contato: providencia@providenciacapital.com.br ou Whatsapp +55 11 94407–0007.